A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.
''Nossa história é uma história de domínio do intelecto sobre o corpo, do senhor sobre o escravo, do patrão sobre o trabalhador. Ou seja, sempre de separação entre o corpo e a mente. Vivemos de explorar nossos semelhantes e submeter o trabalho corporal ao intelecto". Freire, João Batista - De Corpo e Alma: o discurso da motricidade / São Paulo, 1.991, cap.I, pág.27.

Música

sábado, 29 de maio de 2010

Café Filosófico - Viviane Mosé



"A escola tem que se abrir para a cultura, Arte, (Dança, música e etc). Pois a arte é aquilo que nos conecta".
Viviane Mosé - A Educação. Tv Cultura – Café filosófico 09/05/2010.

A partir do depoimento visto na aula do dia 13/05/2010, pude perceber que os desafios da educação não se localizam somente nas escolas.

Um dos fenômenos mais marcantes é o mecanismo de exclusão, ou seja, o desenvolvimento da exclusão escolar. Nesse contexto, a exclusão não é apenas uma categoria do sistema e dos processos globais, é também uma das dimensões da experiência escolar dos alunos.
“Foi evidenciado que uma alfabetização inclusiva, tem como característica principal
em ser humanizadora”, em outras palavras para um bom início escola de massa, escola para todos.

Escola em forma de Regime Militar:

· Grade Curricular, sinônimo de prisão, reformatório.
· Prova, o aluno precisa provar que esta apto que aprendeu, como numa penitenciaria com os presidiários, para ter sua liberdade, antes devem cumprir sua pena, e na escola - fazendo tudo o que foi ordenado, o aluno passa de uma série para outra.
Conclusão uma escola com forma de ensino “Fragmentado”.
Um pensamento medíocre que crianças nas escolas, simboliza, longe de exploração, violência, drogas e entre outros. Mas se analisarmos veremos que isso esta visível nas ruas, mas também no âmbito escolar.

Algumas questões da atualidade bem agravantes e importantes, não poderiam deixar de ser mencionados na escola como, por exemplo, hoje temos o problema ambiental, temos também a internet e a violência, entre muitos outros grandes fatores a serem discutidos como forma de prioridade no momento em que vivemos.
Uma “situação problema”, um problema universal em que são utilizadas apenas ferramentas fragmentadas.
Muito coerente a percepção de Viviane Mosé, realmente as pessoa estão muito pacivas, a escola não esta preparando as crianças com afeto, para viver em sociedade (pessoas dignas de um excelente ensino, cidadãos de bom espírito, pessoas preparadas para liderança, ou seja, para o mercado de trabalho). Hoje todos podemos nos deparar em uma situação de muita crise, e de certa forma através da crise podemos, ou melhor devemos ter ousadia, ser ativos, para assim termos um futuro melhor.
Todos nós temos que aprender a “aprender”, sendo assim temos que compreender que o professor não ensina hoje seu papel é estimular. Quando o professor ensina se torna uma imagem hierárquica, e para os alunos um pensamento de que devem aprender o que o mestre esta ensinando, uma situação totalmente sem interação por parte dos mesmos. Fica bem claro então que o professor também aprende com o aluno, independente de qual idade seja... e segundo Freire,"O homem é o ser que aprende graças ao fato de ter nascido sabenso pouco. Seu inato é um inato que sabe aprender".
Freire, João Batista - De Corpo e Alma: o discurso da Motricidade / São Paulo, 1.991, cap.II pág.49 e 50.

Concluido que uma boa idéia é construir um espaço democrático de conviveu ético, onde haja Cultura, Danças, Festas, Confraternizações, Arte etc. Escola deve ser um local de alegria, de conviveu Lúdico e de prazer...