A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.
''Nossa história é uma história de domínio do intelecto sobre o corpo, do senhor sobre o escravo, do patrão sobre o trabalhador. Ou seja, sempre de separação entre o corpo e a mente. Vivemos de explorar nossos semelhantes e submeter o trabalho corporal ao intelecto". Freire, João Batista - De Corpo e Alma: o discurso da motricidade / São Paulo, 1.991, cap.I, pág.27.

Música

domingo, 13 de junho de 2010

Relações de uma Arte com o aprendizado do Semestre.

Fig.12 – Michelangelo. Capela Sistina, Roma. Fonte: SOARES, 1998, pág.15.


De acordo com a figura acima pude relacionar como a CULTURA grega valoriza a beleza e ao físico. Um homem de aparência serena, mas, no entanto de muita garra, força, e uma certa preocupação com o corpo. Junto a essa percepção vista a necessidade grande exigida pela cultura, da prática de exercícios físicos, que se mantém entre energia, resistência, velocidade, destreza e vigor, aspectos levantados no semestre através da EDUCAÇÃO FÍSICA, lógico não esquecendo que dentro dessa grande formação estava o caráter. Segundo (Daolio), “O conceito de cultura é a principal categoria para se pensar a Educação Física. Se sua utilização for superficial, não passará de um certo diletantismo, entendo, talvez, aos ditames da moda. Por outro lado se o estudo da cultura não for profundo, poderá ingressar a própria visão de Educação Física”. Daolio, Jocimar - rev. Brás, Ciências Esportes, 2003.
A partir do desenvolvimento do caráter pessoal, despertava também a moral e a virtude, que segundo (Aristóteles), “... é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito”, entra então a questão da ética e da DIMENSÃO ATITUDINAL. Pois muitas vezes naquela época ocorria a aceitação de regras, impostas pela sociedade, regras estas estabelecidas e que em algumas situações eram adversas, e para (Darido), uma situação de cumprimento as regras, pode ser considerada uma dimensão atitudinal. Em minhas palavras aplicar com sabedoria a ética, se relaciona também ao FAIR PLAY (Jogo limpo).
Associando à ginástica, que assim naquela período e até hoje contribui bastante no desenvolvimento da coragem, da perseverança, do COOPERATIVISMO e principalmente da ousadia e porque não de amor e respeito ao próximo, independente de qual seja à situação, temos a citação, “O corpo manifesta a totalidade da pessoa, ou seja, nas suas expressões corporais coloca sua interioridade ou espiritualidade, que abrange sentimentos (plano afetivo) e pensamentos (plano cognitivos). Corpo e interioridade é CORPOREIDADE. Este estudo explica como a espiritualidade atua com a sexualidade do ser humano”. Bregolato, Rosely - Cultura Corporal da Ginástica: Livro do Professor e do Aluno - São Paulo: Ícone 2006, vol. II, pág. 37.
Roma, onde houve vários acontecimentos entre eles a GUERRA, e a LUTA, então aparece mais REGRAS e o JOGO, que segundo (Huizinga), “Não há dúvida que toda luta submetida a regras, devido precisamente a essa limitação, apresenta as características formais do jogo. Podemos considerar a luta como a forma de jogo mais intensa e enérgica, e ao mesmo tempo a mais óbvia e primitiva”, e outra citação por ele, que pode ser relacionada também, “Chamar jogo à guerra é um hábito tão antigo como a própia existência dessas duas palavras”. Huizinga, Johah - Homo Ludens, cap. 05 – O Jogo e a Guerra, pág.101.
Falando da arte pintada por Michelangelo, identifico-me como um momento de LAZER, que mesmo em tempos de guerra, também estava presente. Citação de (Dumazedier), “Alguns estudiosos visando a caracterizar o modo de vida da sociedade em que vivemos, referem-se ainda a uma civilização do trabalho e outros já falam numa civilização do lazer. Para uns, o lazer reduz-se a um fenômeno complementar ou compensatório do trabalho desumano; para outros, o lazer é determinador e age sobre o próprio trabalho". Dumazedier, Joffre - Debates C. Sociais - Lazer Cultura Popular, Editora Perspectiva S.A, 1973 – cap.1, pág. 93.
Apareceu nesse tempo a atenção de alguns métodos, que eram alcançados pela DANÇA, também pela poesia, e o canto. Por ter sido esse um período de guerra e revoluções pela conquista de terras, a citada formação física do CORPO e moral da GINÁSTICA foi principalmente voltada para o fim nacionalista de lutar pela pátria. Contudo isso gerou uma grande corrente de movimento, uma tendência enorme e MILITARISTA, que concebia formar indivíduos saudáveis, fortes e de caráter para servir verdadeiramente a sua nação. Assim pude relacionar com a citação de (Bracht), “... o corpo sofre a ação, sofre várias intervenções com a finalidade de adápta-lo as exigências das formas socias de organização da produção e da reprodução da vida. Alvo das necessidades produtivas (corpo produtivo), das necessidades sanitárias (corpo saudável), das necessidades morais (corpo deserotizado), das necessidades de adaptação e controle social (corpo dócio)... Ele precisa, assim ser alvo de educação, mesmo porque educação corporal é educação do comportamento que, por sua vez não é corporal e sim humano. Educar comportamento corporal é educar o comportamento humano". Bracht, Valter - Cadernos cedes, ano XIX, nº48, Agosto/99, pág. 71.
A atividade física, hoje mais conhecida como Educação Física, eram então de grande utilidade para os indivíduos que assim se reverteria em utilidade para a pátria. Um exemplo bem lembrado seria aprender a nadar (Natação – ESPORTE), é de muita importância e utilidade para as pessoas que numa guerra pudessem atravessar um rio, ou até mesmo salvar um compatriota. Tirando um proveito bom desse contexto, pode-se afirmar que esses aspectos também foram dirigidos e influenciáveis no trabalho, ou seja, os exercícios praticados naquela época deveriam promover de certa forma o preparo físico e mais uma vez moral para o RENDIMENTO da pessoa no trabalho e consequentemente a colaboração para o desenvolvimento do país. Apesar da pressão e tendência militarista, fica EXPLICÍTO e IMPLÍCITO para outros, que essas atividades também tem um lado naturalista, sendo assim não era um método que se justificava somente as solicitações e desejos da nação, mas sim da pessoa em si mesma, eram exercidas então práticas de benefícios para ambos, revertidas ao praticante como LAZER, mais intimamente falando liberdade, prazer, características essas LÚDICAS, que segundo (Camargo), “As atividades de lazer são hedonísticas, prazerosas”, ele diz também que “O lazer é sempre liberatório de obrigações: busca compensar ou substituir algum esforço que a vida social impõe”. Camargo, Luiz Octácio de Lima 1.947 - O que é Lazer, São Paulo, Brasiliense, 2003, pág. 12 e 14.
Conforme o tempo passou por volta do século XIX, tais atividades incorporaram as características da ciência, com o espírito científico da necessidade de um conhecimento preciso, e também por se manifestar e justificar da saúde, os estudos fundamentaram a CIÊNCIA da mecânica do MOVIMENTO. Sendo assim vejo as palavras citadas por (Bracht), que “O corpo é alvo de estudos nos séculos XVIII e XIX, fundamentalmente das ciências biológicas. O corpo aqui é igualado a uma instrutura mecânica - a visão mecanista do mundo é aplicada ao corpo e a seu funcionamento. O corpo não pensa, é pensado, o que é igual a analisado (literalmente, "LICE" ) pela racionalidade científica. Ciência é controle da natureza e, portanto, da nossa natureza corporal. A ciência fornece os elementos que permitiram o controle eficiente sobre o corpo e o momento de sua eficiência mecânica. Melhorar o funcionamento dessa máquina depende do conhecimento que se tem de seu funcionamento e das técnicas corporais que construo com base nesses conhecimentos".
Bracht, Valter - Cadernos cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/99, pág. 73.
Concluindo a isso, após analises foram inventados aparelhos e máquinas com fins de proporcionar mais resistência e força, alguns desses também com função de corrigir a postura, ai então veio uma exuberante descoberta a do MOVIMENTO CORPORAL. Dessa forma obtive a visão de que o corpo deve ser adestrado, para entender melhor vejam a citação, “Nas teorias do conhecimento da moderndiade, que têm sua expressão máxima no chamado método científico (a ciência moderna), o corpo ou a dimensão corpórea do homem aparece como um elemento pertubador que precisa ser controlado pelo estabelecimento de um procedimento rigoroso".
Bracht, Valter - Cadernos cedes, Ano XIX, Nº48, Agosto/99 - Pág.71.

Charlie Chaplin Tempos Modernos - Legendado Portugues



Um filme surpreendente e ao mesmo tempo divertidíssimo.


Uma cobrança enorme para com os funcionários de trabalho sem total liberdade e descanso, pessoas comparadas a porcos, andam enfileiradas como de fossem para o chiqueiro. Uma empresa administrada por um Presidente rigoroso e militarista, e que na maior parte de seu tempo esta a verificar os funcionários a trabalhar, também como forma de lazer se ocupa lendo jornal, montando quebra-cabeça e tomando café como se estivesse em sua própria casa assistindo tv.

E a ideologia dos outros funcionários no decorrer da tarde continua. Fica assim muito visível à questão do corpo máquina, até mesmo nos intervalos de trabalho, ou seja, num pequeno momento de descanso, os mesmos são vigiados. Segundo a citação de Camargo, Luiz - O que é Lazer, pág. 35, 2.003, "O trabalho industrial impunha uma cultura própria, de economia de gestos, de produzir mais no menor tempo possível, de acumulação de bens, uma cultura absurda para quem vinha do meio rural, onde o trabalho, ainda que longo e cansativo, respeitava os ritmos naturais".