A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.
''Nossa história é uma história de domínio do intelecto sobre o corpo, do senhor sobre o escravo, do patrão sobre o trabalhador. Ou seja, sempre de separação entre o corpo e a mente. Vivemos de explorar nossos semelhantes e submeter o trabalho corporal ao intelecto". Freire, João Batista - De Corpo e Alma: o discurso da motricidade / São Paulo, 1.991, cap.I, pág.27.

Música

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Museu da Língua Portuguesa - Core Curriculum


Foi muito bom conhecer o excelente Museu da Língua Portuguesa porque de certa forma tem a base da Cultura Brasileira, revela-se fundamentalmente que os seus falantes a dominem o melhor possível, sendo no nível da expressão escrita, da expressão oral, para assim retirarem o maior proveito no seu dia-a-dia.

O Museu da Língua Portuguesa pretende ser mais um importante instrumento de contribuição para a consolidar a Língua Portuguesa, sendo no Brasil ou pelo mundo fora.

Tal como a Língua é um meio privilegiado de comunicação e interação entre as pessoas também o objetivo principal do Museu é o máximo de interação dos materiais e serviços que apresentam para seus visitantes. Além disso, os vários espaços deste moderno museu foram concebidos para manifestarem um ambiente multimídia, com imagens, músicas, vídeo, voz humana, etc. Onde estão representados vários artistas e autores brasileiros, uns que participaram na elaboração das exibições e outros grandes nomes da Língua Portuguesa.

Entre esses artistas e autores temos: Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Camões, Machado de Assis, Camões, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Gregório de Matos, etc.

Música e sons: Bete Coelho, Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, Vinicius de Moraes, Maria Bethânia, entre outros.

De primeiro momento ao entrar no Museu identifiquei a “Árvore da Língua”, uma super escultura com cerca de 16 metros de altura, ela foi criada por um designer, ali pude visualizar de uma forma mais simplificada a evolução e toda a exuberância da Língua Portuguesa. As raízes dessa Árvore são formadas por muitas palavras arcaicas que deram origem então a Língua Portuguesa. Há também o espaço de exposições onde esta a obra “Grande sertão: veredas” tem também um auditório onde são passados numa tela filmes sobre a origem, a história, a diversidade, a importância da linguagem e das línguas para o Homem, outro espaço também muitos interessante é a Praça da Língua. É uma espécie de anfiteatro, tendo uma das principais áreas do Museu, devido sua dimensão. Na praça são difundidos textos das obras clássicas da prosa e da poesia em Língua Portuguesa, em sons, imagens e em vídeos. É um imenso “planetário” de várias palavras no qual efeitos visuais são projetados no teto e em um piso que se ilumina.

Esta surpreendente Galeria é um espaço que tenta simular a sensação que nos encontramos numa estação de trem Tendo um extenso corredor ao longo e uma tela. São projetados vídeos que passam a forte presença e riqueza da Língua no cotidiano: emprego, carnaval, futebol, música, etc.

Já na Linha do Tempo da História da Língua Portuguesa, passa-se o Latim clássico e vulgar, as línguas românicas antigas, até à atualidade. Em um grande painel, são mostradas as três Línguas principais que formam o português falado no Brasil - o português de Portugal, a Língua dos Índios e dos africanos. É também apresentada em obras da Literatura brasileira a evolução do português falado no Brasil.

No espaço do Mapa de Falares, é apresentado um grande mapa interativo das diversas falas do Brasil. Os visitantes podem selecionar um estado e ouvir o modo de falar dessa região, sua cultura na fala.

Na parte das Palavras Cruzadas há oito totens (objeto de caráter religioso, que classificam as coisas sagradas) multimídia interativos, que cada um representam uma Língua que formou ou influenciou o português brasileiro onde os visitantes podem interagir com estes totens de modo a descobrir a origem das variadas palavras da Língua Portuguesa.

O Beco das Palavras. Compostos por diversos pedaços de peças interativos onde os visitantes podem se divertir construindo e reconstruindo diversas palavras da Língua Portuguesa, sendo um dos espaços mais lúdicos da exposição.

O Museu trata-se de um museu vivo da língua, onde os brasileiros podem se reconhecer e se conhecer melhor; lugar que evoca a especificidade e a riqueza da língua portuguesa do Brasil e busca assim, reforçar o sentimento de pertencer e de responsabilidade com o país.

O objetivo maior que percebi é fazer com que as pessoas se surpreendam e descubram aspectos da língua que falam, lêem e escrevem, bem como da cultura do país em que vivem, nos quais nunca haviam pensado antes. Que se espantem ao descobrir que sua língua tem todos aqueles aspectos ocultos. É utilizado de diversas maneiras nas obras criatividade, imagens e humor. O museu deseja que o público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa.

O Museu teve um custo de orçamento em 37 milhões de reais, repartidos, sobretudo entre a Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho. Entre os muitos outros contribuintes.

Com base na minha conclusão, vale muito a pena conhecer o Museu da Língua Portuguesa.