A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.
''Nossa história é uma história de domínio do intelecto sobre o corpo, do senhor sobre o escravo, do patrão sobre o trabalhador. Ou seja, sempre de separação entre o corpo e a mente. Vivemos de explorar nossos semelhantes e submeter o trabalho corporal ao intelecto". Freire, João Batista - De Corpo e Alma: o discurso da motricidade / São Paulo, 1.991, cap.I, pág.27.

Música

terça-feira, 16 de março de 2010

O Que é Lúdico?

LÚDICO

Lúdico quer dizer: qualquer objeto ou atividade que vise mais ao divertimento que a qualquer outro objetivo. No lúdico aparece, regras, competição, vontade de vencer, religiosidade, seriedade, prazer, espontaneidade, escolhas, liberdade, espaço definido...


Lúdico é uma forma de se aprender brincando, e enquanto se brinca, também se aprende alguma coisa útil.



Nas escolas, as musiquinhas, filmes, teatro,momento de leitura, são lúdicos porque divertem e, ao mesmo tempo, ensinam.



Não podemos esquecer que até na guerra o lúdico também esta presente.


A ludicidade serve como recurso de aprendizagem para qualquer pessoa e varia o grau de dificuldade dos jogos e brinquedos de acordo com a idade. Adultos também brincam para melhor aprender determinados temas profissionais, ou até mesmo temas sociais e familiares. É importante que a família brinque em conjunto para melhor administrar suas relações.

Segundo Huizinga os animais brincam tal como os homens. Bastará que observemos os cachorrinhos para constatar que, em suas alegres evoluções, encontram-se presentes todos os elementos essenciais do jogo humano. Convidam-se uns aos outros para brincar mediante um certo ritual de atitudes e gestos. Respeitam a regra que os proíbe morderem, ou pelo menos com vilência, a orelha do próximo. Fingem ficar zangados e, o que é mais importante, eles, em tudo isto, experimentam evidentemente imenso prazer e divertimento.Huizinga, Johan - Homo Ludens, O jogo como Elemento da Cultura, pág. 01, cap.I - Natureza e Significado do Jogo como Fenômeno Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário