A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.
''Nossa história é uma história de domínio do intelecto sobre o corpo, do senhor sobre o escravo, do patrão sobre o trabalhador. Ou seja, sempre de separação entre o corpo e a mente. Vivemos de explorar nossos semelhantes e submeter o trabalho corporal ao intelecto". Freire, João Batista - De Corpo e Alma: o discurso da motricidade / São Paulo, 1.991, cap.I, pág.27.

Música

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Jogo, Luta, Corpo - Filme Menina de Ouro




O filme “Menina de Ouro” é uma obra que foge às convenções esperadas. Não aborda questões de caráter lógico, e sim o aspecto humano em toda a sua fragilidade.
Trata da fragilidade das questões humanas, éticas e familiares, ao nos mostrar até onde pode chegar o drama da existência. Nos aponta o papel dos traumas na vida de um ser humano, e nos apresenta uma idéia de familiaridade que se constitui fora dos laços de sangue que caracterizam tradicionalmente a família.
As tentativas de constituições familiares, tais como os outros temas refletidos no filme, nos sugere que o filme de Eastwood é um retrato multifacetado clássico e elegante da realidade.
A respeito das questões morais que marcam o filme, sob a ótica das tragédias familiares, “Menina de Ouro” questiona inteligentemente a questão da eutanásia (e põe à prova todas as variações de julgamentos ético-morais acerca deste problema).
Pois, Frankie (Treinador) em uma situação delicada (fator em comum com a realidade), deveria optar por abrir mão da vida de Maggie (Lutadora)- que lhe forneceu tanto sentido para a sua vida, ou por deixá-la viver infeliz, contra a sua própria vontade.
De um lado, há a escolha por preservar a vida de outrem – tão importante para quem o preserva – que não quer ser preservado. De outro lado, há a satisfação da vontade de outrem – tão importante para quem deseja o preservar – que resulta na separação final entre dois seres unidos pelo afeto.
Diante deste impasse tão delicado e contextualizado em um cenário tão complexo, quem poderia julgar a decisão de Frank, sendo ela contra ou a favor do direito à morte?
Ademais, o que é o cinema como ferramenta pedagógica, senão um cinema que instiga a reflexão acerca de temas sociais, éticos e humanos tão complexos e delicados?



Relações entre o Filme e as Aulas:


Boxe- As pessoas não imaginam o que é boxe, boxe é Respeito, Conquista para si e tomá-lo do outro.

Maggie um mulher determinada,uma simples garçonete muito humilde que sempre sonhou em ser uma grande lutadora, assim sendo realizado seu sonho.

Procedimental: Ela como todos nós após entrar em uma acâdemia com toda a sua força de vontade sem treinador até aquele momento pelo fato do pré-conceito por sua idade e sexo, sabia o básico, ou seja o procedimento de sôcos (socar o saco de pancada e o punching ball), adquirindo sozinha assim suas próprias habilidades.


Conceitual: Feito o acordo com (Frankie), ele aceita ser o seu treinador,mas imposto por regras e que por sua vez uma pessoa muito rigorosa,limitada a dar treinamentos aos alunos da acâdemia relacionados ao MILITARISMO.Ela ao passar do tempo sabia que cada movimento feito influênciaria num golpe adversário,ou melhor descobrindo por qual motivo estaria fazendo daquela forma, flexionando os joelhos o seu sôco seria de mais pulso,aprendendo assim o objetivo do boxe.
Boxe não é somente força,tem toda uma tecnica, gingado, respiração, a manter o equíbrio e como desequilíbrar o outro, várias habilidades entrando então no (TECNICISMO).


Atidudinal: Apesar dela ter recebido muito dinheiro, ser reconhecida, ganhar quase todas as lutas participadas como queria, sua bondade não desapareceu, sempre se preoculpava com as adversárias, perguntando ao treinador se já haviam se recuperado quando quase sempre eram nocalteadas, muitas vezes achando que até deveria visita-las nos hospitais acompanhada por flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário