A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.
''Nossa história é uma história de domínio do intelecto sobre o corpo, do senhor sobre o escravo, do patrão sobre o trabalhador. Ou seja, sempre de separação entre o corpo e a mente. Vivemos de explorar nossos semelhantes e submeter o trabalho corporal ao intelecto". Freire, João Batista - De Corpo e Alma: o discurso da motricidade / São Paulo, 1.991, cap.I, pág.27.

Música

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tudo Sobre o Surf


Gírias do surf: (alguns exemplos)

a) Flat: Quando não tem onda nenhuma no mar
b) Merreca: Quando o mar está com ondas muito pequenas
c) Monstruoso: Mar com ondas muito grandes e violentas.
d) Vaca: Quando o surfista cai da prancha enquanto está surfando a onda ou quando vai descer a onda.
e) Prego: Surfista no qual não sabe surfar direito.
f) Stórm: Mar com ondas muito grandes e mexidas.
g) Xarope: Mar fácil de se surfar.




Exemplos de costumes de surfistas:


a) Andar de sandália Havaiana, calção de florzinhas e sem camiseta. ( no verão)
b) Passar parafina no cabelo quando está sol para ficar louro.
c) Fazer musculação.
d) Andar com o calção abaixo da cintura com meia bunda de fora.

Quando um surfista está começando a surfar, ele nãop deve ir para depois da arrebentação das ondas, ele deve treinar primeiro na areia, desenhando uma prancha ai ele começa a treinar a deitar, remar e levantar na prancha para ficar em pé. O surfista deita na prancha com a barriga para baixo, rema com ambos os braços, e para subir na prancha e ficar em pé quando descer uma onda, após o surfista ter remado e a prancha ter começado a descer a onda, o surfista põe uma mão em cada borda da prancha, pressiona a prancha para baixo com toda força, vai levantando o tronco e após isto joga as pernas para a frente. O surfista pratica bastante isso na areia e depois pratica no rasinho durante um grande período o treinamento de subir em uma prancha e manter o equilíbrio sobre a mesma. Depois de alguns meses de surf, o surfista aprende a passar a arrebentação, há 2 jeitos de passar a arrebentação:

1) Aplicando o joelhinho, no qual o surfista quando for perfurar a onda, põe uma mão em cada borda da prancha, pressiona a prancha para baixo, levanta a cabeça e o tronco e abaixa novamente ai quando abaixar a cabeça e o tronco, coloca o joelho esquerdo no lado esquerdo da prancha fazendo pressão para baixo e estica a perna direita e assim passa por baixo da onda. Esse jeito de furar a onda, deve ser praticado pelo surfista, após ele ter uma certa pratica em furar a arrebentação, é recomendável que começe com o outro jeito que irei explicar abaixo:

2) Aplicando o tartaruguinha, no qual quando a onda vier, o surfista deverá virar a prancha ao contrário, ficando ele de barriga para cima segurando a prancha com uma mão em cada borda, ai ele deixa a onda passar e em seguida vira novamente para a posição normal.




Após o surfista ter aprendido a passar a arrebentação, ter treinado bastante subir na prancha e ficar em pé (equilibrar-se), o surfista aprende a fazer manobras na onda e o que que quer dizer cada uma delas:

a) Batida: Manobra na qual após o surfista descer toda a onda, vira a prancha para a direita ou para a esquerda e após isso a move para cima e chegando no lip da onda, que é onde a onda está começando a quebrar, ele da uma batida bem forte com a prancha no lip da onda.
b) Rasgada: Manobra na qual o surfista após descer toda a onda, vira a prancha para a direita ou para a esquerda bem rápido e com força, na qual espirra água.
c) Aéreo: Para executar essa manobra, o surfista precisa ser muito rápido, ele deve assim que descer a onda, virar a prancha para um dos lados e quando chegar no topo da onda dar um pulo bem alto com o impulso que pegar partindo da base da onda. Ele fica alguns segundos no ar e pousa na onda fazendo pressão no pé da frente.
d) Flaughter (Flolter): Manobra na qual após o surfista descer toda a onda, pega um impulso partindo da base da onda, deixa a onda passar um pouquinho na frente dele, move a prancha para cima, e chegando no topo da onda, pula bem baixinho, na qual acaba deslizando na crista da onda.
e) Cutback: Manobra na qual o surfista depois de ter dado a batida, se ele estiver de frente para a onda e for aquele surfista que põe o pé direito na frente, joga o corpo para trás, vai movendo a prancha para a esquerda, fica alguns segundos de costas para a onda, ai, ele vira a prancha para cima e chegando no lip da onda, da uma batida de costas bem forte, ai ele vira a prancha para a posição que estava antes, desce a onda novamente e continua surfando a onda.
f) 360: Manobra na qual o surfista da uma volta completa com a prancha.
g) Tubo: Manobra na qual o surfista após descer toda a onda, levanta a prancha com o pé da frente, fazendo com que a prancha perca velocidade e assim deixando a onda o cobrir, deslizando no interior do túnel formado por ela.
h) Mata Barata: Não é uma manobra, mais é o que o surfista faz, quando quer que a prancha perca velocidade, e ele faz isto, levantando a prancha com a perna da frente.






História do surf:

A origem deste esporte é incerta, há uma possibilidade de ter nascido no Peru, outros, acreditam que foram os Índios da Polinésia que inventaram, as primeiras pranchas foram muito maiores do que as da atualidade, eram feitas de madeira, aos poucos, foram existindo as pranchas menores e mais resistentes. O jesto do qual os surfistas se cumprimentam com o polegar e o mindinho colocando para baixo o indicador o dedo médio e o anular, foi devido ao rei Havaiano Camehameha, que enquanto surfava, dava tchau as pessoas da praia mas não tinha os dedos indicador, médio e anular dai que surgiu este jesto.


Respeitando o mar:

Todo surfista deve respeitar os seus limites, não é recomendável, que um surfista que esteja começando a surfar, entre em um mar perigoso e com ondas violentas se não estiver preparado para aquele tipo de mar. Todos que entrarem em um mar, devem tomar cuidado com ele de qualquer jeito, por mais calmo que ele esteja. As bandeiras vermelhas colocadas na orla marítima, no rasinho, estão indicando que naquele lugar há correnteza, os surfistas costumam entrar por aqueles lugares, quando o mar está com ondas muito grandes e difícil para passar a arrebentação, pois a corrente os leva para o fundo e naquele lugar não quebra onda e eles remam paralelo a praia. Mas banhistas não devem nadar nestes lugares, pois nestes lugares, que são essas saídas de água, o mar respira, ou seja, a água quando chega na areia volta para o fundo, e muitas pessoas já morreram nesses lugares, os salva-vidas durante o verão, ficam tomando conta se tem algum banhista nadando lá por perto, e se tem, ele apita avisando que nào se deve nadar lá. E não é recomendável surfar quando está chovendo muito forte e pesado, pois é muito perigoso cair um relâmpago na cabeça de qualquer um, mesmo se tiver algum para-raio por perto, não arrisque, pois pode ser fatal!

Há 2 diferentes tipos de surfistas:

a) Regular: Surfista que põe o pé esquerdo na frente.

b) Goofy foot: Surfista que põe o pé direito na frente, o contrário do regular.

4 exemplos de coisas que um surfista que está começando a surfar não pode fazer:

a) Ir para depois da arrebentação.
b) Surfar sozinho.
c) Surfar ao lado das pedras
d) Ignorar recomendações dos Salva - Vidas

Apetrechos do surf: ( 8 exemplos)
a) Prancha.
b) Camiseta de Lycra. (LAICRA)
c) Longjohn ou shortjohn (roupa de borracha curta ou comprida)
d) Estojo de prancha
e) Parafina.
f) Raspador.
g)Capa de prancha.
h)leche.

Há 2 tipos de ventos para surfar, o vento terral, aquele no qual sopra da terra para o mar, é o vento ideal para surfar, e o vento maral, aquele que sopra do mar para a terra, esse vento estraga as ondas e não é legal surfar com esse vento.


A prancha

É feita com um bloco de polurietano, nela é passada resina, é polida, é lixada, pintada, é colocado quilhas em baixo da prancha aonde ela começa para dar direção para a prancha, servem como lemé. É mais recomendável que 1 surfista mande fazer a sua prancha de acordo com o tamanho dele e o peso dele, para que seja uma prancha ideal para ele, porque assim, ele fica tendo uma prancha que nem afunda e nem flutua demais e uma prancha na qual o tamanho do surfista na prancha nem ultrapassa e nem sobra um monte, e se ele mandar fazer uma prancha, ele pode escolher quantas quilhas que ele quer que coloquem, pode ter no máximo 5 quilhas, normalmente as pranchas possuem 3 quilhas, se ele quer quilha de encaixe ou fixa, no fim, ele surfa com uma prancha apropriada para ele e do jeito que ele gosta.

Um comentário:

  1. Mandou bem Sheila!!! É muito bom ver alguém que ame o surf como você!!! mahalo!

    ResponderExcluir