A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.

A prática de exercícios físicos ao ar livre, traz inúmeras vantagens para o corpo e a mente.
''Nossa história é uma história de domínio do intelecto sobre o corpo, do senhor sobre o escravo, do patrão sobre o trabalhador. Ou seja, sempre de separação entre o corpo e a mente. Vivemos de explorar nossos semelhantes e submeter o trabalho corporal ao intelecto". Freire, João Batista - De Corpo e Alma: o discurso da motricidade / São Paulo, 1.991, cap.I, pág.27.

Música

terça-feira, 8 de junho de 2010

O que é Lazer?

Clube Escola (Jd. São Paulo) - Momento do dia em que pessoas da 3º idade faziam a prática de alongamentos.

Segundo (Dumazedier, 1.976), è um conjunto de ocupações as quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entre ter se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desenbaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
Posso definir o lazer como uma forma de utilizar o tempo, dedicando-se a uma atividade que se goste de fazer, o que não signifique é claro de ser sempre a mesma atividade, podendo assim ser entre tantas outras.

Temos vários tipos de lazer entre eles:

• Lazer Ativo: lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
• Lazer Passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.
• Lazer Esportivo: refere-se à prática de algum esporte de sua preferência.
• Lazer Espetáculo: seria todo aquele lazer relacionado com espetáculos, podemos distinguir esses como culturais, (teatro, cinema, ópera, circo e os desportivos).
• Lazer Noturno: se trata de todo o lazer associado ao período da noite, algumas atividades que se desenrolam em danceterias, bares, ou seja, em locais que tocam musica, não esquecendo que as bebidas são os centrais pilares.

Segundo (Camargo 1.947), as atividades de lazer são hedonísticas e prazerosas... o mais correto seria dizer que toda atividade de lazer, existe o principio de busca por prazer e que essa atividade inicie com esforço para obter um resultado de relaxamento...

Família também pode ser lazer, muitas pessoas encontram no reto familiar o prazer máximo de sua existência. Os pequenos gestos do cotidiano, as manifestações efetivas entre o parceiro e com os filhos.

Relações entre o Trabalho e o Lazer

Ação do Trabalho sobre o Lazer

Colocadas nesse contexto geral, as relações entre o trabalho e o lazer evoluíram e evoluem rapidamente numa direção e sob um ritmo ainda não muito definidos. Alguns estudiosos visando a caracterizar o modo de vida da sociedade em que vivemos, referem-se ainda a uma civilização do trabalho e outros já falam numa civilização do lazer. Para uns, o lazer reduz-se a um fenômeno complementar ou compensatório do trabalho desumano; para outros, o lazer é determinador e age sobre o próprio trabalho.

Ação do Lazer sobre o Trabalho

Preferimos analisar mais pormenorizadamente a ação do lazer sobre o trabalho, uma vez que foi ela menos estudada pela sociologia industrial do que a outra análise apresentada nas páginas anteriores. Essa lacuna, tanto no plano teórico quanto no prático, dificulta o conhecimento do problema geral, advindo da integração do lazer na civilização industrial e impede ainda o estudo científico da situação presente e futura da consciência social do trabalho, modificada pelo lazer através da expansão de seus aspectos práticos e das necessidades que determina. Ela poderá também fazer da sociologia do trabalho uma prisioneira de todos os tipos de ideologia” trabalhistas”, oriundas de uma época na qual o trabalho era quase a única atividade do operário.
Debates C.Sociais, Lazer Cultura Popular ,Dumazedier, Joffre, Editora Perspectiva S.A, 1973 – cap. 1, páginas, 93, 97 e 98.

Praça Silva Telles - Itaim Paulista

Depoimento do Dorisval, senhor de camisa branca, ele trabalha todos os dias sem folga, no período noturno (13 horas diária). Quando o mesmo chega em casa esta muito cansado, só pensa em descansar e dormir, após acordar é hora de fazer uma rápida refeição e logo já esta no horario de retornar ao trabalho. Somente nos feriados e nos domingos ele abre mão da sua hora de descanso, para ter um momento de lazer, como visto na imagem acima, é o seu único momento de descontração onde ele percebe que alivia o seu estresse do decorrer da semana, e de certa forma se diverte também com os amigos numa velha praça do bairro, jogando cartas e colocando o papo em dia, sendo assim para ele esse é o seu único momento de lazer e alegria, já que no seu trabalho é exigida uma postura de muita seriedade.

Em todas as atividades de lazer, pode existir um forte conteúdo de sociabilidade expresso no contato com os amigos, parentes, colegas de trabalho e bairro. (Camargo, Luiz)

Um comentário: